Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Seja Sócio da Amare

Emancipação da Família e Participação Democrática

por Elizalda Fontineles

AMARE honra seu compromisso democrático com as famílias que atende. Em 27 de agosto de 2022, celebrou o “Dia da Família”. Ter a participação de seus usuários na construção do trabalho, é primordial para o bom desenvolvimento das intervenções sociais.

Pais e assistidos se encontraram para este momento de união com a equipe AMARE. Por estarem mergulhados na correria do dia a dia, pais e mães não acompanham a vida escolar e pessoal dos filhos como deveriam. O encontro teve o objetivo de deixá-los mais próximos e fortalecer vínculos entre todos os envolvidos.   Essa socialização ajudou a disseminar conhecimento e companheirismo, relevantes para a sua realidade.  Foi perceptível o quanto estavam orgulhosos pela simples e bela homenagem recebida.

“Oração da Família” com Pais e Responsáveis

O encontro começou com  uma  oração para as  famílias. Em seguida,  assistiram  a encenação de adolescentes que retratava o quanto as palavras possuem o poder de destruir, mas também, de reconstruir,  alertando para o cuidado que a família deva ter na sua forma de se comunicar.

Logo após, por meio da dinâmica grupal, a dupla de psicólogos da instituição trouxe a oportunidade de ouvi-los e demonstrar os desafios que os pais enfrentam como preocupações financeiras, educação dos filhos, a vida do casal. Os presentes entenderam que, ao enfrentar esses desafios juntos, a família consegue vivenciar experiências e momentos que as tornam mais fortes, fortalecendo seus vínculos.

O momento culminante foi a participação democrática dos usuários, quando oportunizada a escuta coletiva. As mães solicitaram a inclusão de mais cursos intergeracionais, junto com filhas e filhos. Pediram, em especial, a realização de oficina de corte e costura e arte culinária (pizza). Devido às dificuldades enfrentadas  pelas crianças e adolescentes no período pandêmico, os pais reivindicaram mais ajuda ainda no reforço para a alfabetização das crianças. A equipe pedagógica está buscando parceria com a prefeitura de Esperantina. Hoje, se  atende, aos sábados,  dezenas de  crianças com grande déficit de aprendizagem, inclusive com apoio voluntário do meio jovem.

Outra reivindicação coletiva unânime dos usuários apontou a retomada do transporte dos assistidos, por meio de ônibus, a partir dos bairros da cidade até a sede da AMARE.

Em meio a programação aconteceu a visita de um dos principais benfeitores da instituição. Crianças e adultos o recepcionaram com gratidão, deixando-o sentir o quanto ele é importante para todos os que fazem a AMARE.  Há muitos anos, o deputado estadual Themístocles Sampaio Pereira Filho ajuda a prover os recursos financeiros para o custeio da ação social por meio de emenda parlamentar.

Dep. Themístocles Filho (camisa azul) e prefeita Ivanária Sampaio (camisa amarela)

Resta salientar que, simultaneamente a reunião, crianças e adolescentes, que acompanhavam seus pais, se divertiram jogando bola no ginásio e brincando no parque. Depois da programação, as famílias foram convidadas a tomarem um delicioso café da manhã, preparado pela equipe AMARE. Todos puderam compartilhar entre si o quanto o encontro foi importante e fundamental para o crescimento social de pais, assistidos, professores e educadores da instituição.

 De certo, o encontro de família culminou em emancipação cidadã.