Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

AMARE em Luta: Permanecer é Garantir Direitos

por Lívia Oliveira

Na manhã de sábado, 27 de junho, a AMARE reuniu pais e responsáveis em um encontro marcado por acolhimento, diálogo e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Após a reflexão conduzida pela psicóloga Vanessa Queiroz e a dinâmica realizada pela psicopedagoga Socorro Costa, a assistente social Jussara Machado lançou um apelo aos presentes: “Queremos dividir o peso com vocês. Cuidar de quem cuida.”

O fundador da instituição, Johannes Skorzak (João Alemão), chamou a atenção pela permanência das atividades da AMARE diante da implantação do ensino em tempo integral e desabafou: “Não foi para fazer da AMARE um clube que deixei a Alemanha.” A fala reforçou a preocupação da instituição com a forma como a gestão municipal vem conduzindo essa política, sem garantir que uma organização social, que há 36 anos complementa a educação e protege crianças e adolescentes, continue exercendo seu papel.

Durante o encontro, a coordenadora sociopedagógica Ana Carla apresentou às famílias o projeto da AMARE, contemplado pelo Banco do Nordeste, que já oferece oficinas de Culinária, Design Gráfico e Informática Básica, além de acompanhamento psicossocial. Em seguida, o psicólogo Hamilton Júnior ministrou uma palestra sobre a erradicação do trabalho infantil e alertou: “O trabalho infantil é uma grave violação dos direitos de crianças e adolescentes.”


A reunião foi encerrada com um coffee break e com uma manifestação de apoio das famílias, que defenderam a união entre comunidade, instituição e poder público para garantir que nenhuma criança tenha que escolher entre a escola e a AMARE.