por Artur Paiva
No ginásio superlotado, o elenco infanto-juvenil fez levantar a plateia com seu drama musical. Era a coroação de um trabalho árduo de uma equipe coesa, incansável e comprometida. No dia 24/11, AMARE realizou a V AMARE Fest, neste ano idealizada para homenagear o escritor e poeta Antônio Sampaio, que em 21 de agosto de 2023 faria 100 anos.
Com o tema “Praticar o bem é ser muito mais feliz”, AMARE apresentou o musical “O Velho Samuel”, baseado no livro homônimo de Antônio Sampaio que foi totalmente adaptado para ser encenado e cantado pelas crianças da instituição, que deram o seu máximo para surpreender e cativar a toda a população que assistia.
Com um enredo cheio de emoção e reflexão, “O Velho Samuel” conta a história de Coronel Juvêncio que, ao perder sua amada esposa, cria o filho sozinho em meio a um grande engenho de cana-de-açúcar. Fabrício, o filho do Coronel, cresce em meio dos escravos, sendo educado e instruído para ser um grande coronel, assim como o pai. O que poucos não imaginavam é que no coração de Fabrício só habitava a maldade.
E no meio de tanta gente que admirava o espetáculo, estavam ali os filhos do saudoso poeta A. Sampaio, que ficaram emocionados em ver a obra do pai, encenada com tanta dedicação.
AMARE preza pela cultura e a preservação da imagem artística de sua terra. Antônio Sampaio foi um dos maiores escritores de Esperantina, deixando um legado de poesia e ensinamentos nunca vistos.
Fotos: Sávio e Eutori / Vídeo: Alexandre Marques