Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Seja Sócio da Amare

João Alemão – 40 Anos no Brasil, 30 Anos de Amare

por Gessyka Vanessa de Oliveira e Joseane Sousa

Johannes Skorzak, conhecido João Alemão, idealizador e fundador da AMARE, completou 65 anos no dia 27 de abril. Era motivo de festa… Colaboradores e assistidos prestaram uma inesquecível homenagem a sua trajetória de vida em Esperantina.

João Alemão chegou no Brasil em 1980, presenciou muita tristeza e fome no município de Pedro II, no Piauí, onde trabalhou como jovem missionário da Igreja Católica. Ele ficou abalado com a fome e a miséria em que viviam as famílias no interior do Piauí na época da grande seca, o que mudou seus planos para a vida. Em novembro de 1982, ele veio para Esperantina a convite do pároco da cidade.

João é chamado para dentro do grupo de dança.

João Alemão é conhecido em Esperantina por muitas realizações e iniciativas como a fundação do bairro Mutirão Cristo Redentor (1984/87) a criação de intercambio com igrejas e movimentos alemães de combate às consequências da seca e da fome, a reforma da igreja matriz (em 1983/84 junto com padre Ladislau João da Silva), a criação de associações beneficentes, dos Conselhos Tutelar, da Criança e do Adolescente e da Assistência Social no início dos anos noventa e outras tantas iniciativas na cidade de Esperantina.

Johannes Skorzak, acompanhado pela esposa Jovina e a filha Lisa Maria

Impactaram João, no fundo da alma, os olhares das crianças, vazios de esperança, suas bochechas pálidas e ocas, mas com enormes barrigas de água. No semblante delas, ele lembrou dolorosamente do seu próprio sofrimento quando, aos somente 5 anos de idade, perdeu a sua mãe Gertudes e amargava no orfanato nos anos seguintes.

Assim, ele fundou em 9 de maio de 1990, a organização AMARE – Associação para o Bem-Estar do Menor Carente de Esperantina, hoje referência em excelência de atendimento a crianças e adolescentes. Desde então, se entregou exclusivamente ao aprimoramento desta grande obra, com o apoio de amigos brasileiros e alemães.

Em 1997, ele se casou com a professora esperantinense Jovina Gomes Skorzak e em 2009 nasceu sua filha Lisa Maria.

Quem o conhece, sabe, o quanto é grande seu coração, sempre com um olhar de empatia ajudando ao próximo. Passou por enormes incompreensões e barreiras, aparentemente intransponíveis, durante toda a sua vida. Mas, homem de profunda fé, nunca deixou de acreditar em seu chamado divino e na transformação das crianças esperantinenses.

Com uma força de vontade extraordinária, este homem de espírito jovem, visionário e batalhador enxerga o trabalho como missão divina. Desta fé profunda, se fortaleceu João Alemão em seus, muitas vezes, duros embates pelas crianças e seu futuro. Durante a pandemia do Covid, ele jamais admitiu que as crianças da AMARE ficassem sem seu almoço costumeiro. Quase 65 mil quentinhas foram entregues, com a bravura da equipe AMARE, diretamente nas residências dos assistidos e mais ainda 39 mil quilos em cestas básicas, financiados pelos padrinhos da AMARE em todo o mundo..

São 65 anos de vida, com brilhantes conquistas para a comunidade esperantinense, ao longo de 41 anos no Brasil e de 31 anos a frente da AMARE.

Os votos de toda a equipe, de meninos e meninas, de pais, padrinhos e madrinhas, da imensa família AMARE, são unânimes que “seu João” ainda continue, com saúde, por muitos anos a serviço das crianças da AMARE e da comunidade carente de Esperantina.

Parabéns!