Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Associe-se

AMARE com Nova Governança e Gestão

Por Vanessa Queiroz e Johannes Skorzak

Na noite de 6 de fevereiro de 2025, uma forte tempestade atingiu Esperantina. Apesar das adversidades climáticas, a 37ª Assembleia Geral representou um marco na renovação e fortalecimento da associação.

A mudança inovou uma estrutura organizacional obsoleta, baseada no modelo de uma antiga diretoria executiva, que dirigia a instituição desde a sua fundação em 1990. No seu lugar, supervisiona e orienta um Conselho Administrativo, com mais afinidade às ações reais, a atuação da organização. A reforma havia sido autorizada em assembleia extraordinária dos associados em 7 de dezembro de 2024.

Para compor o Conselho Administrativo, foram escolhidos membros com experiência nas áreas da atuação estatutária para o mandato de 6 de fevereiro de 2025 a 5 de fevereiro de 2027. Como presidente foi eleita a advogada Jozirene Oliveira Chaves de Carvalho para um segundo mandato. Em seguida, com a missão de fiscalizar a gestão financeira, garantindo maior transparência e eficiência, o novo Conselho Fiscal foi definido pela eleição de três titulares e seus suplentes.

O representante dos usuários, Marlon Regis Sousa Meireles, foi eleito pelos associados como conselheiro. Ele já havia sido previamente indicado pela assembleia de pais e responsáveis em 1 de fevereiro de 2025

Mesmo em noite de tempestade veio a grande maioria dos associados e convidados para a assembleia anual da AMARE.

Na mesma ocasião, foi apresentado o Relatório de Atividades da AMARE referente ao ano de 2024, destacando os principais projetos e ações durante o período. Foi submetida ainda a Prestação de Contas do ano de 2024 à apreciação dos associados. Ambos foram aprovados por votação unânime pelo público presente, demonstrando a transparência e a responsabilidade da gestão 2023 / 2025.

Prof. Ricardo Pieri, da UNESC, explicou aos presentes as mudanças do novo regime com o Conselho Administrativo.

A eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal inicia um novo ciclo de liderança na AMARE. Os conselheiros estão entusiasmados  para trabalhar em prol da associação, garantindo a gestão eficaz dos recursos e a promoção dos objetivos da AMARE.

Revisão: Johannes Skorzak, Mayla Costa