Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Associe-se

Avaliação Socioemocional: Ferramenta para o Crescimento Pessoal

por Elizalda Fontineles e Vanessa Queiroz

Para mensurar o desenvolvimento social dos assistidos, AMARE iniciou um projeto de pesquisa já em janeiro de 2019, visando a evolução das competências socioemocionais das crianças e adolescentes iniciantes na instituição, atendidos pela organização. A avaliação visa dimensionar o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais pela observação. Ela é realizada a partir de quatro olhares: educadores sociais da instituição, professores das escolas, pais e os próprios assistidos.

 A educação socioemocional é um processo de fortalecimento de habilidades interpessoais e emocionais que visa à aquisição de habilidades que vão para além do aspecto cognitivo. Dito de outro jeito, seu principal objetivo é possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudam crianças e jovens a gerenciar seus próprios comportamentos e emoções, a construir relacionamentos respeitosos e saudáveis.

Desse modo, os assistidos aprendem a traçar e alcançar objetivos positivos, agir de forma autônoma, empática e ética, tomar decisões responsáveis, conviver com as diferenças e, ainda, lidar com situações desafiadoras que porventura possam surgir.

Os educadores sociais e pedagogos Artur Miranda, Elizalda Fontineles e Shirley Machado deram início ao ciclo de pesquisa atual em março de 2024, com 82 assistidos, todos iniciantes.  Diariamente as crianças são abordadas e observadas sobre seu desempenho segundo critérios universalmente estabelecidos, as “big five”. Os resultados dessa análise guiam os educadores envolvidos nesse processo a buscar estratégias para aprimorar as competências e habilidades fundamentais para seu desenvolvimento escolar, familiar e futuramente, profissional. O acompanhamento individual ao responsável pelo assistido se faz necessário, devido ao alto índice de analfabetismo digital, sendo a realidade de mais de 90% dos pais presentes na avaliação. Em seguida foi a vez da participação avaliativa dos professores das escolas. Busca ativa, muitas idas e vindas são necessárias, pois a rotina diária dos professores dificulta o trabalho.

AMARE, hoje tem orgulho do trabalho realizado aos seus assistidos e de poder ver o quanto a pesquisa melhora e facilita na busca de aprimorar habilidades e na construção de seu planejamento socioeducacional. Pois, reconhecer crianças com as competências com índices mais baixos e trabalhar nelas para que cada uma possa aprimorar e ter melhores resultados no decorrer das atividades que são realizadas durante o ano.

No final de maio de 2024 foi concluída a primeira etapa da pesquisa com todos os envolvidos (assistidos, responsáveis, educadores sociais e professores).

Já em outubro do mesmo ano, deu-se início à segunda fase da pesquisa socioemocional visando verificar o desempenho de crianças e adolescentes no decorrer do primeiro semestre e meados do segundo. As habilidades trabalhadas e o desejo de um excelente resultado são o que impulsiona a árdua tarefa de escuta individual ao membro envolvido.

Abaixo, seguem os dados obtidos na Pesquisa Socioemocional 2024, com destaque de 21,2% na Curiosidade. Ela aumentou significativamente, demonstrando interesse por descobertas e ampliando a imaginação criativa.

Se destaca, ainda o desempenho escolar com aumento de 19,37%, tão essencial para o crescimento acadêmico, profissional e pessoal dos assistidos. O desempenho escolar impacta diretamente nas oportunidades futuras, abrindo portas para melhores empregos e possibilitando o acesso a universidades. Além disso, um bom desempenho não beneficia apenas o indivíduo, mas também a sociedade, já que cidadãos bem-educados impulsionam o desenvolvimento social, econômico e tecnológico.