Por Mayla Costa e Johannes Skorzak
A procura por vagas começou já na véspera com famílias aguardando ansiosamente em frente ao portão principal. Mesmo com o início do Programa de Ensino Integral (ETI) no município, a instituição registrou 419 inscritos para o novo ano. O processo de seleção envolveu entrevistas e visitas domiciliares por educadores e equipe psicossocial, que avaliaram as condições econômicas e também o histórico sociofamiliar dos candidatos.
Os pais ou responsáveis já tiveram a oportunidade de confirmar a permanência dos seus filhos ou dependentes na instituição nos dias 27 e 28 de janeiro. No dia 29 foram abertas novas vagas para inscrição de iniciantes. A atividade foi marcada por um interesse vivo e envolvimento das famílias. Ainda assim, a equipe psicossocial e socioeducacional enfrentará uma demanda intensa por crianças e adolescentes que não tiveram um familiar que os ajudasse a encontrar uma vaga.
2025 apresenta novas oficinas e aperfeiçoa as atividades existentes, reforçando o seu compromisso de permitir o acesso universal à educação, a remoção de quaisquer barreiras e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos.
Esta notícia chegou até a cidade de Joca Marques-PI, a 65 km de distância. Lá não existe equipamento de atendimento adequado para o acolhimento de crianças vulneráveis, dada a escassez de recursos de toda a ordem. Também, neste ano de 2025, a pedido dos pais, com apoio da gestão municipal, devem ser asseguradas 25 vagas para as crianças daquele município.
AMARE está cada vez mais próxima de ser um lugar de transformação, crescimento e inclusão.