Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Seja Sócio da Amare

Empreendedorismo e Inovação

por Artur de Paiva e Maria Rebello

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias, o Sebrae atende o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

Em parceria com o Sebrae e com o propósito de trazer novos conhecimentos aos seus jovens, AMARE promoveu a oficina Canvas – Empreendedorismo e Inovação nos dias 14 e 15 de julho de 2022. Ela focou em seu primeiro dia nos conceitos de empreendedorismo e inovação, para, no seu segundo dia, aplicá-los na modelagem de negócios através da ferramenta Canvas.

A formação foi ministrada pela consultora do Sebrae, a teresinense Maria Rebello, mestra em Propriedade Intelectual e Inovação, que apresentou formas de empreendimento, de inovação e como reconhecer e desenvolver características empreendedoras.

Aprendendo a empreender na sua comunidade, os jovens da AMARE puderam ver oportunidades alternativas de carreira, modelos de referência, como criar uma boa rede social de relacionamento e entender e lidar com os riscos que um negócio proporciona. Conceitos de técnicas, como “brainstorming”, também foram trabalhadas.

Para concluir o aprendizado, cada participante teve a oportunidade de criar sua própria forma de empreendimento, conhecendo etapas de construção do negócio: proposta de valor, parcerias principais, recursos principais, atividades principais, relação com clientes, canais, segmento de mercado, estrutura de custos e fonte de receita.

Oferecer cursos e oficinas profissionalizantes é uma forma de capacitar os jovens para o mercado de trabalho. A oficina Canvas, Empreendedorismo e Inovação abriu a imaginação de 57 jovens da instituição a voltarem sua mente para o empreendedorismo, encorajando-os a sonharem com o próprio negócio.

Hoje, AMARE planta sementes que, no futuro, florescerão como novos empreendedores.

Vale destacar que Maria Rebello é madrinha da AMARE e filha de Lúcia Rebelo e Diógenes de Mello Rebelo que apoiam a organização como padrinhos desde os dias de sua fundação em 1990!