O Começo de Tudo


AMARE  nasceu a partir do ideal de um mundo melhor do jovem alemão Johannes Skorzak, conhecido como João Alemão, nascido a 27 de abril de 1956 em Siegburg, Alemanha. Ele estudou teologia e filosofia em Bonn, Colônia (Alemanha) e Lucerna (Suíça) e concluiu os estudos com o mestrado em teologia (1980). Estagiou em Pedro II – PI, no semiárido piauiense, em 1980/81. Esta experiencia o marcou tão profundamente que o levou a migrar para o Brasil, no início da década de oitenta.

Tocado pela fome que o povo passava por causa da seca e do latifúndio, se dedicou integralmente ao trabalho social na periferia de Esperantina. Criou intercambio com organizações humanitárias alemãs para sustentar obras contra os efeitos da seca como a reforma da igreja de Esperantina em 1983/84.

 

Nos anos de a 1986, Johannes mobilizou a comunidade para o mutirão habitacional em prol das vítimas das enchentes do rio Longá que construiu o bairro Cristo Redentor. Um cenário o intranquilizava em especial, milhares de lavradores fugiam do campo, no início dos anos noventa, para a cidade, o desenraizamento de suas origens culturais e familiares resultava em carências, no embrutecimento da luta pela mera sobrevivência e deixava as crianças à mercê da própria sorte.

Surgiam as drogas que substituíam afeto por alucinação, irrompia a violência na conquista frustrada do reconhecimento, iludia a prostituição o desejo por amor. A entrada precoce de crianças no mercado de trabalho as fez abandonar a escola. Elas trabalhavam em carvoarias, lixões, no matadouro e nas ruas.

Em 1990, nasceu AMARE, um pequeno grupo de jovens da cidade se juntou a ele. Eles assumiram o desafio de acolher e cuidar das crianças e adolescentes que lutavam pela sua vida nas ruas da cidade. Sob imensas dificuldades, começou o trabalho de resgate e transformação de vidas.

Durante 25 anos, ficou incansavelmente ao seu lado a pedagoga esperantinense Sônia Maria Oliveira Amorim, exemplo de vida e dedicação. 

AMARE angariou apoio na Alemanha, os primeiros foram Klaus Nickl, padre e amigo dos tempos de universidade, e a juíza Elisabeth Winkelmeier-Becker que em 1996 criou em Siegburg, sua cidade natal, a Associação de Promoção a AMARE.

Nos anos noventa, vieram os médicos Martina e Bernhard Huschka com sua equipe de teatro infanto-juvenil Ohrwürmer, organizações ligadas a igreja católica e a fundação Rudolf Muno.