AMARE

Associação para o Bem-Estar do Menor Carente de Esperantina – Piauí é uma instituição beneficente de assistência social, fundada por jovens da comunidade local em 1990. Acolhe perto de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e exclusão. Em 2016, AMARE ganha os primeiros padrinhos em Esperantina e região através dos projetos Apadrinhe uma Criança e Empresa Amiga, que auxiliam no sustento do trabalho social cada vez mais por doações ou serviços.

A entidade resgata vítimas da depressão, de um mundo de extrema pobreza, violência, promiscuidade e drogas e procura reencantá-las para a vida. Com o olhar holístico da educação integral sobre o ser humano, promove a inclusão social e a equidade de chances com a oferta de oportunidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. No seu cotidiano, AMARE cultiva a vivência de valores e o respeito à diversidade (gênero, religião, etnia). Sua pedagogia favorece o desenvolvimento pleno da pessoa humana, envolvendo as dimensões afetiva, física, social, ética, cultural, estética e espiritual.

Diariamente, crianças e adolescentes são escutados e orientados em atendimentos socioassistenciais e psicossociais, assistidos com apoio escolar e a eles são ofertadas refeições de qualidade. A meninada escolhe entre oficinas de música, teatro, dança, computação, corte e costura, artesanato, capoeira, futsal e brinca muito no parque infantil. AMARE conta em sua equipe , além dos educadores, músicos e facilitadores, com profissionais de pedagogia, psicologia, assistência social, psicopedagogia e com voluntários de odontologia e oftalmologia que acompanham crianças e familiares.

Adolescentes e jovens são empoderados para o mundo do trabalho e a exercer a cidadania de forma responsável, conhecer o território, em que vivem, com seus saberes, tradições e a sustentar sua inclusão na sociedade e se afirmar como cidadãos conscientes e protagonistas da sua comunidade. Seus eventos e campanhas comunitários e sociais são dirigidos à população mais necessitada. E tudo é feito com muito amor!  Pois, o lema da AMARE é: Educar é encantar para a vida.