por Mayla Costa e Johannes Skorzak
Na manhã de sábado, dia 21 de setembro de 2024, se reuníram, para sua assembleia trimestral, pais e responsáveis. No centro da atenção estava o Setembro Amarelo com a campanha pela valorização da vida. O tema chama à reflexão sobre a saúde mental e a importância de dar atenção aos sinais que os filhos enviam. Muitas vezes, eles expressam, de forma indireta, o que sentem. É um alerta para cuidar das emoções tanto dos pais que cuidam deles como dos assistidos.
Durante a reunião, foi debatido como emoções descontroladas de pais e responsáveis podem impactar a vida das crianças. Quando os pais estão em sintonia consigo mesmos, eles conseguem oferecer um suporte mais sólido e amoroso. É fundamental buscar ajuda, quando necessário, não apenas pelos pais educadores, mas também pelos filhos, para que possam estar fortes e firmes ao lado deles em momentos desafiadores.
A reunião se tornou em um momento de conexão e empatia. Ao final, a equipe psicossocial propôs uma dinâmica com um gesto simbólico: “estourar os balões”, expulsar dores e dificuldades que estão presos no interior das pessoas. Ao mesmo tempo, este gesto aparentemente infantil reforça a determinação para a resolução de conflitos. No final, prevaleceu a convicção dos participantes que juntos se faz a diferença na vida das crianças, criando um ambiente mais acolhedor e seguro.
Por isso, é imprescindível apoiar-se mutuamente, cultivando um espaço onde podem ser compartilhados experiências e desafios. Por meio da união e do cuidado, cresce o poder de promover um futuro mais saudável para todos. Neste sentido, a equipe da AMARE deu uma contribuição na prevenção à crueldade e violência na educação por familiares.
Fotos: Marketing AMARE