por Vitória Santos
Durante o ano de 2023, AMARE buscou melhorar as condições para sua intervenção social, inclusive a sua infraestrutura. Em anos seguidos, a falta de espaço adequado para atividades grupais e o atendimento individual foi assunto de reclamação observado na pesquisa de satisfação dos usuários e colaboradores. Pois, algumas oficinas aconteciam em dois galpões abertos que expuseram as crianças ao sol e à chuva. A reforma atendeu esta demanda com a construção de uma sala polivalente e duas salas de atenção psicopedagógica e socioassistencial individual.
A reforma foi resultado de parcerias locais, nacionais e internacionais. O levantamento do prédio foi possível graças à doação da Arquidiocese de Colônia / Alemanha com apoio da diocese de Parnaíba – PI e de benfeitores das campanhas institucionais Apadrinhe uma Criança e Empresa Amiga. Os equipamentos internos e o sistema de refrigeração de ar foram financiados por projeto incentivado pelo SEIPS – Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social com o apoio do grupo Socimol Indústria de Colchões Ltda.
O projeto SEIPS ainda possibilitou a ampliação do sistema de geração de energia fotovoltaica própria, já existente, para dar conta da climatização da nova estrutura física. A instituição foi a primeira na cidade de Esperantina a utilizar energia solar na cidade, já em 2016.
As placas foram posicionadas sobre a estrutura do teto do estacionamento.
“As reformas e melhorias foram pensadas e projetadas para conforto e melhor desenvolvimento das crianças,” enfatiza o fundador da AMARE, Johannes Skorzak.
Vale destacar que o jovem engenheiro João Carlos Rocha Sampaio projetou a obra e renunciou a seus honorários. Bela atitude! Obrigado, de coração, a todos que contribuem com o progresso da instituição!