por Joseana Sousa
Uma multidão de crianças, jovens e adolescentes invadiu, no dia 18 de maio de 2023, as ruas do centro da cidade de Esperantina. Estava presente toda a rede municipal de articulação dos serviços de Assistência Social e Educação. Entre eles, havia alunos de quase todas as escolas da rede pública urbana de ensino, representantes das entidades de defesa como Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CRAS, CMAS e CREAS.
AMARE foi uma das protagonistas desta manifestação pública contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e participou com uma centena de adolescentes e profissionais. Eles carregavam uma faixa e cartazes com dizeres como “Stop, abuso sexual! Não seja cúmplice!” ou “Para algumas crianças, o pesadelo chega antes do sono.” e “Quem não denuncia, também violenta.”
Encerrando sua participação na manifestação, o grupo de teatro e o coral da AMARE apresentaram, em frente à igreja matriz, uma encenação dramática tematizando essa chaga aberta da sociedade, culminando em gritos de socorro, lágrimas e mensagens de prevenção contra o abuso.
Em seguida, os adolescentes terminaram a manhã de mobilização com uma encenação na escola “O Pequeno Príncipe” onde emocionaram e sensibilizaram os alunos e professores, reunidos no pátio. Depois do sucesso desta ação, jovens e educadores decidiram levar a mensagem de prevenção contra o abuso também a outras escolas do município.