Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Associe-se

Educação Integral e Defesa de Direitos

por Elizalda Fontineles

(20/09/25) O desafio era gerado pela implantação do ensino em tempo integral na Escola Meire Fernandes. Os pais estavam muito nervosos e insatisfeitos. A situação parecia quase explodir. Os seus filhos estavam em risco de perder a vaga na AMARE devido à exigência da escola. Muitas mães foram até as coordenadoras da instituição para desabafar. A ONG organizou um encontro estratégico com pais dos assistidos, coordenadores da instituição, membros da Secretaria Municipal de Educação, incluindo o próprio secretário de Educação, Valdemir Miranda de Castro, para aliviar a tensão. Johannes Skorzak, o diretor da organização não governamental, destacou a importância da assistência social como meio de universalizar o acesso à educação e acolher crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Ele ressaltou que as crianças, em suas necessidades, não devem ser silenciadas pela indiferença. A instituição de ensino não disponibiliza o acolhimento e o suporte psicossocial, os quais favorecem a imprescindível recuperação emocional.

Representantes da Educação e Assistência Social de Esperantina discutem a cooperação mútua.

Os presentes tomaram conhecimento de que, anualmente, tem-se observado um crescimento substancial no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e, sobretudo, no desempenho escolar, alcançando um incremento de quase 20% em 2024. Hamilton Alves Barbosa Junior, psicólogo da instituição, destacou a relevância do trabalho diário da instituição, que ao longo de 35 anos se dedica a lapidar e desenvolver crianças por meio de oficinas oferecidas como abordagens terapêuticas.

Nesse contexto, o secretário de educação Valdemir Miranda reconheceu o impacto da AMARE no crescimento dos assistidos, especialmente na área psicossocial. No entanto, mencionou o projeto Alfa e Beta, que aprimorou a alfabetização no município, passando de 3.7 para 6.1. Em razão do reconhecimento e da relevância de ambos, foi apresentada uma proposta que objetiva harmonizar a formação escolar com o acesso a atendimento personalizado e às oficinas socioeducativas disponibilizadas pela AMARE: a transferência dos alunos para a Escola Gervásio Lages, a qual não implementará o regime de tempo integral. Essa medida permitirá que crianças e adolescentes mantenham a frequência às atividades da AMARE, garantindo o seu desenvolvimento integral e contínuo.

 

A reunião evidenciou a urgente necessidade do diálogo entre família, escola e instituição para a construção de soluções que respeitem os direitos dos alunos (assistidos) e promovam seu crescimento pessoal, cultural e social. AMARE reafirma seu compromisso em acompanhar cada aluno, assegurando que oportunidades de aprendizado e desenvolvimento não sejam comprometidas, mesmo diante de mudanças estruturais no sistema escolar.