por Mayla Costa e Johannes Skorzak
A II Semana de Capacitação Socioeducacional de 2024, realizada de 2 a 9 de agosto, se revelou para os profissionais da AMARE um evento repleto de atividades formativas com palestras, debates e oficinas de produção intelectual.
Padre Gilvan Manuel da Silva Sousa, da congregação dos Padres Lazaristas, abriu os trabalhos. Ele ministrou a palestra “O Perfil do Educador Cristão: Um Olhar sobre a Pedagogia de Jesus”. À luz do texto-base da Campanha de Fraternidade de 2024, ele identificou os desafios da ação socioeducativa nos tempos de distanciamento e tensionamento social. O palestrante apontou saídas e atitudes para superar as barreiras, desenvolvendo a pedagogia e o espírito da amizade social. Além de orientar o perfil do educador cristão, ele motivou os participantes com canções de profunda espiritualidade. Seu testemunho ganhou grandeza e autenticidade, porque veio respaldado na sua comovente história de fé e exemplo de superação diante do trágico falecimento de seus pais e irmãos durante a pandemia.
O mestre em administração e gestão pública, José Roberto Carvalho Silva, também contribuiu para o sucesso da semana com sua palestra “Como Identificar e Desenvolver as Competências Profissionais.” Ele destacou a importância do crescimento e desenvolvimento dentro das organizações, proporcionando aos participantes uma dinâmica autoavaliativa do seu perfil comportamental, que se revelou extremamente produtiva.
O jovem psicólogo Paulo Jorge Araújo Viana, trouxe seus ensinamentos para a melhora do clima de trabalho. Ele enfatizou a necessidade do relaxamento do corpo no pré-trabalho, abordou práticas para promover o bem-estar físico e mental dos educadores.
Outro ponto alto da capacitação foi o tabalho em oficinas dos profissionais da AMARE para a construção da “Árvore de Problemas e Soluções”. Com a palestra sobre a Tipificação de Serviços Socioassistenciais, o psicólogo Hamilton Alves Barbosa Júnior procurou aguçar a percepção das causas dos fenômenos psicossociais e suas consequências. Esta estratégia auxilia na redefinição da missão e objetivos específicos. Em oficinas, as diversas equipes da instituição discutiram e chegaram juntos a uma metodologia com foco mais assertivo na causa.
A semana foi encerrada em grande estilo com uma visita à recém inaugurada creche municipal “Anna Kerolayne”, na periferia de Esperantina – PI, uma jóia de criatividade e inovação arquitetônica. As educadoras se sentiram realizadas e encontraram sua vocação para a maternidade quando pegaram, nos seus braços, os bebês de berço.
O aprendizado e os ensinamentos adquiridos durante a Semana Socioeducacional deixaram uma marca profunda nos participantes, renovando sua motivação para mais um semestre de dedicação aos menores menos favorecidos