Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Seja Sócio da Amare

Não seja Cúmplice!

por Joseana Sousa

Uma multidão de crianças, jovens e adolescentes invadiram, no dia 18 de maio de 2023, as ruas do centro da cidade de Esperantina. Estava presente toda a rede municipal de articulação dos serviços de Assistência Social e Educação. Entre eles, haviam alunos de quase todas as escolas da rede pública urbana de ensino, representantes das entidades de defesa como Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CRAS, CMAS e CREAS.

A manifestação terminou seu trajeto à frente da igreja matriz de Esperantina.

AMARE foi uma das protagonistas desta manifestação pública contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e participou com uma centena de adolescentes e profissionais. Eles carregavam uma faixa e cartazes com dizeres como por exemplo “Stop, abuso sexual! Não seja cumplice!” ou “Para algumas crianças, o pesadelo chega antes do sono.” e “Quem não denuncia, também violenta.”

Nas oficinas da AMARE, os adolescentes confeccionaram os cartazes de alertas e conscientização.

Encerrando sua participação na manifestação, o grupo de teatro e o coral da AMARE apresentaram, em frente à igreja matriz, uma encenação dramática tematizando essa chaga aberta da sociedade, culminando em gritos de socorro, lágrimas e mensagens de prevenção contra o abuso.

Em seguida, os adolescentes terminaram a manhã de mobilização com uma encenação na escola “O Pequeno Príncipe” onde emocionaram e sensibilizaram os alunos e professores, reunidos no pátio. Depois do sucesso desta ação, jovens e educadores decidiram levar a mensagem de prevenção contra o abuso também a outras escolas do município.