Denúncias (86) 98848-1916

Curta no Facebook

Conheça nosso Instagram

Acesso nossos vídeos

Faça sua doação

Política de Proteção Infantil

Código de Ética e Conduta 

Seja Sócio da Amare

Em Busca da Excelência

por Johannes Skorzak

 

AMARE realizou capacitação continuada com seus educadores na Semana Pedagógica, de 30 de julho a 3 de agosto de 2019. Com a teoria do Big Five, das cinco grandes condicionantes do sucesso escolar, iniciou o professor José Carvalho, da Faculdade Chrisfapi, de Piripiri-PI. Há um crescente consenso que a personalidade humana pode ser analisada em cinco dimensões: abertura a experiências (curiosidade), consciência, amabilidade, extroversão e estabilidade emocional. O aprendizado social e emocional começa em casa e a família é fundamental. Ela é o modelo inspirador das habilidades, atitudes e comportamentos que as crianças necessitam desenvolver. Na atual ruptura das estruturas familiares e sociais, a parceria entre escola e AMARE ganha crescente urgência para assegurar o sucesso da aprendizagem na escola e na vida da comunidade.

A psicóloga da entidade Jaina Carvalho desenvolveu as aplicações das competências no emprego concreto das oficinas da AMARE. Os educadores simularam a utilização de metodologias ativas para o fortalecimento da educação integral dos seus assistidos. Foram discutidos conceitos abordados na nova BNCC e sua importância para alinhar a teoria e habilidades técnicas.

O encerramento da semana teve um grande impacto com a presença de representantes das principais escolas no entorno da entidade. A “Parceria AMARE e Escola”, apresentada pelas professoras Dra. Amada de Cassia Campos e Marta Susany, da Universidade Federal do Piauí, se tornou a coroação da semana. Nela, elas frisaram que a atenção sociopedagógica, focada na centralidade e diversidade da criança, precisa sair dos muros da escola e da própria OSC. Em resposta a esta provocação, professores da rede pública, educadores sociais, psicólogas, assistente social e demais colaboradores planejaram em seguida em conjunto a consolidação dos fundamentos da parceria entre AMARE e as escolas circunvizinhas.

Bons ventos sopram em favor do trabalho desenvolvido pela Amare!